Trabalho de assistentes sociais ganham novas diretrizes por conta da pandemia

Portaria do governo federal busca assegurar manutenção dos serviços da área com a devida segurança

Portaria do governo federal, publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (16), estabelece diretrizes para o funcionamento da rede socioassistencial de Proteção Social Básica (PSB) e de Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) durante a pandemia.O objetivo da medida é assegurar a manutenção da oferta do atendimento à população em diferentes cenários epidemiológicos. 

A nota técnica é destinada a gestores, trabalhadores, coordenadores ou dirigentes de unidades de atendimento que compõem o SUAS. De acordo com a publicação,  manutenção desses serviços no contexto atual exige a “adoção de medidas e procedimentos para a reorganização de unidades, dos serviços socioassistenciais, do atendimento e das equipes, a fim de assegurar maior aderência às recomendações sanitárias”.

Câmara prevê suspensão de portaria que alterou repasses do Fundo Nacional de Assistência Social

Entre as recomendações da portaria está o mapeamento das populações em situação de vulnerabilidade e risco social mais afetadas pela pandemia e da rede de serviços disponíveis no território. O texto ainda traz diretrizes sobre ações de prevenção de contágio do novo coronavírus para os trabalhadores que atuam em unidades de assistência social. 

Fonte: Brasil 61

Comentários