Ceia de Natal deve ter no máximo seis pessoas, alerta infectologista

Famílias também podem optar por encontro virtual

A pandemia mudou os hábitos de todo mundo. Por causa da covid-19, tudo ganhou uma versão virtual: chá de panela, festa de aniversário, batizado e até formatura. 

Mas será que o Natal, a festa familiar mais tradicional do ano, também será via aplicativo? Não exatamente. Mas na casa da Jéssica dos Santos. O Natal será mais reservado. É que a covid-19 forçou a Jéssica a mudar todos os planos:

Nesse natal nós tínhamos a intenção de reunir toda a família, porém, em função da covid, os planos foram cancelados. então ficaremos em casa e o natal será em casa. Possivelmente terá uma videochamada como a gente sempre faz nos aniversários, como foi ao longo de todo esse ano pra que a gente possa se aproximar um pouquinho".

O Natal também será mais tímido na casa da Raquel Monteiro porque não vai ter a tradicional viagem que a família faz na data:

"Vou passar o natal na casa da minha cunhada. A nossa família é muito pequena, então evento vai ser pequeno, não é diferente dos outros anos, que todos os anos é igual. A única diferença é que a gente não vai viajar pro Sul, porque a gente viaja pro sul".

O ideal é fazer como a Raquel e a Jéssica mesmo. Reduzir o tamanho da festa para diminuir o contato com outras pessoas. É que como ainda não temos medicamentos comprovadamente eficazes para combater o novo coronavírus e ainda estamos esperando pela vacina, a única forma segura contra a covid-19 é a prevenção. E aí, o distanciamento social é uma das principais maneiras de se proteger.

Mas se a família for maior que a saudade de se encontrar, a Eliane Bicudo, médica infectologista dá uma sugestão para reduzir as aglomerações natalinas:

"O máximo que se deve reunir é de 4 a 6 pessoas, num ambiente arejado, de portas abertas e que seguramente não tem ninguém doente nesse grupo. Então, a gente tem que se adequar a isso. Se a família for um pouco maior, o ambiente teria que ser maior ou dividir: um grupo faz a ceia e o outro grupo participará da hora do almoço. 

Seja virtual ou presencialmente- e nesse último caso com todos os cuidados necessários - o importante é que a reunião familiar com pessoas importantes não deixe de acontecer. Ainda mais em 2020, que o natal terá alguns significados a mais: a mensagem de que superamos as dificuldades até aqui e a esperança de que os próximos dias serão melhores.

Por Anna Luísa Praser

Fonte: Radioagência Nacional 

Comentários