Instituto Butantan apura que batataenses estão infectados pela variante P1 do novo coronavírus

O Instituto Butantan informou a Secretaria Municipal de Saúde de Batatais na noite desta sexta-feira, 21 de maio, os resultados das amostras de sangue, coletadas em 10 pacientes com Covid-19 de nosso município. Após o sequenciamento genético ficou apurado que todos contraíram o vírus da variante brasileira conhecida por P1.

A cepa, que é mais contagiosa e vem se espalhando rapidamente pelo Brasil, seria o fator de contaminação muito rápida no município de Batatais, atingindo com maior gravidade pessoas mais jovens inclusive.

Os especialistas alertam que essa variante é mais transmissora, pela carga de vírus que contém, e isso também se reflete num maior número de dias que ela é capaz de transmitir. Isso é determinante nesse aumento da taxa de transmissão. Batatais está com a taxa de reprodutividade do vírus de 1,40, o que significa que 100 contaminados passam a doença para mais 140 pessoas, um índice 2,5 vezes mais rápido do que o registrado no início do ano passado.

Essas informações são muito importantes para o combate a pandemia neste momento em nossa cidade e a população precisa se conscientizar para os cuidados de prevenção.

Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais

 

Comentários