Secretaria de Saúde de Batatais promove ações sobre o Dia de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

A Lei Federal 14.233/21, sancionada no fim do ano passado, reconhece a fibromialgia como doença crônica e passível de cobertura pelo SUS

A Lei Federal 14.233/21, sancionada no fim do ano passado, reconhece a fibromialgia como doença crônica e passível de cobertura pelo SUS, no tratamento, e instituiu que, a partir deste ano de 2022, 12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia no Brasil.

Em Batatais, foi instituído também o "Dia D de Conscientização e enfrentamento a Fibromialgia", conforme a Lei Municipal n. 3575 de 29 de março de 2019, de autoria da vereadora Andresa da Silva Furini.

Em razão da data, a Secretaria Municipal de Saúde fará diversas ações voltadas ao assunto, uma vez que a fibromialgia é uma doença que atinge mais de 5 milhões de brasileiros.

Serão distribuídos panfletos explicativos nas unidades de saúde, informando sobre causas, formas de diagnóstico e tratamento da doença. Os batataenses receberão também informações sobre a existência do cartão de identificação para pacientes portadores da doença no município, que garante prioridades, como, por exemplo, direito a vagas reservadas de estacionamento. A Secretaria de Saúde está programando também uma série de entrevistas com especialistas sobre o assunto nas mídias da cidade.

A enfermeira e professora Bruna Toneti, secretária de Saúde do município, explica que a fibromialgia se caracteriza por dores crônicas e generalizadas.

“Trata-se de uma síndrome caracterizada por dores em todo o corpo. Ocorre desde uma sensibilidade nas articulações e músculos, até dores de cabeça, alterações de humor, distúrbios do sono e fadiga. Por essas e outras razões, a doença também está associada a casos de ansiedade e depressão. Por isso a importância de se promover a conscientização sobre esse problema importante de saúde pública, que afeta a vida de tantas pessoas”, disse.

 

Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais

Comentários