Fórum Pró-Cultura sediado em Batatais recebeu 34 cidades para debater direitos e financiamentos para a cultura

A Jornada 2022, promovida pelo Fórum Pró-Cultura da RMRP (Região Metropolitana de Ribeirão Preto), envolveu 34 cidades

O evento aconteceu em versão on-line, nos dias 5 e 7, e de forma presencial, no sábado (6), em Batatais, tendo "Direitos culturais e financiamentos à cultura em nosso território" como abordagem principal.

Batatais foi escolhida como sede do encontro presencial pelo fato de o prefeito Juninho Gaspar ser o atual presidente o conselho administrativo da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O evento envolveu gestores públicos e representantes da sociedade civil, entre produtores, ativistas e parceiros de cultura das 34 cidades que compõem o Fórum Pró-Cultura, e teve seu ponto alto no encontro presencial em Batatais, com debates e atrações musicais.

Na ocasião, o prefeito Juninho Gaspar e o vice-prefeito Dr. Ricardinho dialogaram com o público, especialmente sobre as atualizações da Lei 1290/2016 de criação da Região Metropolitana.

A programação musical ficou a cargo do maestro João Bosco Prolungati e de membros da Banda Musical Municipal Dr. Washington Luís, que se apresentaram no início e no encerramento do evento. Já durante o intervalo, a atração foi músico Luizinho Gonzaga, que fez uma apresentação marcante.

Alessandra Baltazar, pesquisadora cultural, disse que “o canto do Luizinho foi potente em cada palavra e tocou a todos profundamente. “Além de ajudar a sermos escutados, ele nos despertou para a escuta do outro”, disse.

Outro destaque da jornada foi a oferta de “feijoada com afeto e música”, organizada pela batataense Isa do Rosário (Griot, benzedeira e artista) no fechamento do fórum, como forma de celebração do encontro. “Esse encontro para mim, foi igual aquele beija-flor que estava tentando apagar o incêndio na floresta. Se nós todos, pela cultura e da cultura, nos abraçarmos, colocaremos no coração de cada pessoa, um pouco desse fogo chamado o amor pela cultura”, disse Isa do Rosário.

Míriam Fontana, de Ribeirão Preto, disse que a Jornada 2022, dividida em três dias de atividades, foi um êxito, principalmente porque foi um resultado coletivo de organização. Ela destacou que o ponto alto foi o encontro presencial em Batatais. “Desde 2020, nossos encontros eram só on-line. Em Batatais, a recepção calorosa e afetiva de Adilson Donizete (diretor de Arte e Cultura), Alessandra Baltazar (pesquisadora cultural) e Isa do Rosário (artista e griot) garantiu uma troca efetiva de experiências entre os 50 participantes de 11 cidades que estiveram presentes. Foi muito importante a participação do prefeito Juninho Gaspar que estabeleceu um elo de luta com o Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto para que a lei 1290/2016 saia do papel e toda região possa se beneficiar”, afirmou Míriam.

Alessandra Constantino, representante da cidade de Jaboticabal, destacou que a Jornada 2022 foi enriquecedora do ponto de vista cultural. “O encontro presencial nos trouxe a oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas que convivemos por muito tempo no mundo virtual, de dar abraços calorosos, de trocar saberes e de passar um dia inteiro falando e vivendo cultura. A cultura da nossa região está viva e pulsante. Viva a Cultura”, disse.

Já Livia Dotto Martucci, de Ribeirão Preto, afirmou que a jornada foi uma oportunidade de expor como as culturas têm ampla atuação no desenvolvimento sustentável das comunidades da região. “Saímos do encontro com ações e diretrizes para continuarmos o trabalho e articulação em prol dos artistas, produtores culturais, gestores, griôs, mestres e quem à roda adentar.”

O evento também contou com a presença da vereadora Andresa Furini, dos servidores municipais André Luís da Silva e Janaína Dias, além da secretária de Cultura e Turismo, Paula Simões Machado, que destacou que o evento foi maravilhoso e de grande valia para a comunidade cultural da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. “Com uma organização ímpar, o evento foi um sucesso. Que outros eventos culturais venham para somar, afinal a Cultura é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do Turismo”.

 

Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais

Comentários