Setor cafeeiro é beneficiado com aprovação de redução de taxa de juros

Os novos valores das taxas de juros para o setor foram aprovados em reunião do Conselho Monetário Nacional. A proposta havia sido encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O setor cafeeiro do Brasil é beneficiado com aprovação de redução de taxa de juros. Isso porque essas taxas, referentes ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira sofreram quedas e passam de 6% ao ano para 5,25%. 

Essa redução será percebida nas operações de custeio, comercialização e Financiamento para Aquisição de Café (Fac) para cooperativas; de 7,5% para 6,75% para capital de giro para indústrias e FAC para demais tomadores.

Os novos valores das taxas de juros para o setor foram aprovados em reunião do Conselho Monetário Nacional. A proposta havia sido encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A redução foi linear em 0,75 pontos percentuais, inclusive na remuneração do Fundo.

Produção de grãos deve alcançar 278 milhões de toneladas em 2021, estima Conab

Tarifas de importação de arroz, milho e soja serão retiradas

Outra medida aprovada pelo CMN foi a redução das taxas de juros dos créditos de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A baixa foi de 4% para 2,75%, para agricultores familiares prejudicados por vendavais, independentemente da sua atividade produtiva.
 



Fonte: Brasil 61

Comentários