Instituto Butantan projeta em gráficos os efeitos do lockdown em Batatais

O Instituto Butantan, pela representação do Dr. Dimas Covas, em parceria com a Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou projeções epidemiológicas do município quanto a redução do número de casos em Batatais a partir desse momento de implantação do Lockdown.

O primeiro gráfico, de casos diários, mostra a possibilidade de casos nos próximos dias (linha vermelha) e a expectativa de redução (linha azul) com as medidas restritivas. Existe uma margem de erro para mais ou para menos, mesmo assim, segundo os especialistas, a curva ascendente e consolidada aponta para o aumento progressivo de casos.

Já o segundo gráfico apresenta o número de óbitos esperados sem o Lockdown (linha vermelha) e com o controle após as ações de isolamento implementadas (linha azul).

Por fim, o terceiro gráfico, expõe a maior incidência de casos na faixa etária de 20 a 50 anos de idade, bem como o sexo feminino com predominância no município.

A Secretária de Saúde Bruna Toneti lembra que os estudos epidemiológicos e estatísticas reforçam a necessidade de controle da pandemia e restrição da circulação, que só será efetiva se pelo menos 70% da população aderir ao isolamento social durante os próximos dias.

Outras ações já estão em andamento no município, como, por exemplo, o sequenciamento genético para avaliação de prováveis variantes circulantes junto ao Instituto Butantan. “Aproveitamos para registrar o agradecimento pelos apoio e empenho do Dr. Dimas Covas em ajudar a salvar as vidas dos batataenses”, ressalta a Secretária Bruna.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde - Batatais

Comentários