Semana do Meio Ambiente de Batatais tem balanço positivo

O conjunto de atividades desenvolvidas teve como finalidade alertar toda a população sobre os caminhos que o planeta está tomando

A Semana do Meio Ambiente 2022, promovida pela Secretária do Meio Ambiente de Batatais na semana passada, foi encerrada contabilizando um balanço positivo de atividades, com palestras e programação especial.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Batatais, Lucas Camargo Tofetti, a iniciativa aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 junho) e contou com expressiva participação da comunidade em sua extensa programação. "O conjunto de atividades desenvolvidas teve como finalidade alertar toda a população sobre os caminhos que o planeta está tomando e expor atitudes que podemos realizar e comportamentos que devemos adotar para minimizar os impactos da atividade humana no mundo”, disse o secretário.

De acordo com Lucas Tofetti, nesse contexto, houve a coleta para destinação correta de óleo usado, destinação de pneus em ecopontos e o recolhimento de pilhas, baterias e pequenos eletrônicos. “A educação ambiental precisa ser vista como ferramenta de suma importância para conscientização e preservação ambiental", disse.

A programação ainda contou com um evento inédito, o Café Com Abelhas Nativas de Batatais, que incluiu oficinas, mesa redonda e bate-papo em torno de temas como a Produção de Cera Mista e de Atrativo, Confecção de Ninho Isca, Abelhas Solitárias, entre outros.

Houve também oficinas de arte sustentável voltada a crianças, com o tema Rios Voadores e Nossas Florestas.

Palestras sobre Consumo Consciente, Reciclagem e Consciência Ambiental foram ministradas em empresas, em ambiente escolar para estudantes e pais de alunos, além de ter sido ferramenta para capacitação de gestores e coordenadores da rede municipal de ensino.

Ações informativas, como panfletagem com alerta sobre incêndios e distribuição de material gráfico sobre maus tratos animais, também fizeram parte das ações da Semana do Meio Ambiente.

A programação contemplou ainda a distribuição de sementes em parceria com o Programa Jovem Agricultor do Futuro; o cadastramento de animais para castração de famílias tutoras que solicitam atendimento via Assistência Social; orientação sobre o descarte adequado de medicamentos, entre outras atividades.

Por fim, o secretário Lucas participou ativamente da Feira do Produtor, em conjunto com o representante do projeto Composta Trailer, Fúlvio Iermano, trabalhando o tema Reciclagem de Resíduos Orgânicos e Compostagem junto aos expositores e frequentadores.

 

Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais

Comentários